Faixa etária: 5 anos
Objetivos:
·
Conhecer
o jogo de boliche;
·
Contar e
representar numericamente;
·
Relacionar
numeral às quantidade correspondentes;
·
Esperar a
sua vez;
·
Construir
gráficos;
·
Melhorar
a coordenação motora,
·
Comparar
quantidades.
Conteúdos:
·
Matemática
·
Linguagem
oral e escrita
Desenvolvimento da atividade
O
professor/a produz um cartaz grande identificando os jogadores e o número de
rodadas do jogo. Para iniciar o jogo, pode-se fazer apenas duas rodadas.
Em uma
segunda aula o/a professor/a propõe que cada criança registre os pontos feitos
por ela durante o jogo com material concreto. Elas deverão fazer o registro da
primeira rodada, da segunda rodada e depois das duas rodadas juntas.
Na sala de informática ensinar as crianças a
escrever o nome dos colegas em uma tabela feita pela professora. Colocar nomes
e pontos de todos os aluno. Imprimir e levar para a sala. As crianças deverão observar a
quantidade e colocar o numeral correspondente.
Depois de
observarem as quantidades de pontos feitos por cada jogador, as crianças
deverão preencher o gráfico em outra folha de atividade colorindo ou colando
algum objeto que represente os pontos feitos por cada um. Ao final da
construção do gráfico, as crianças deverão responder algumas questões:
1 - Qual jogador fez mais pontos?
2 - Qual jogador fez menos pontos?
3 - Algum jogador fez a mesma quantidade de pontos?
1 - Qual jogador fez mais pontos?
2 - Qual jogador fez menos pontos?
3 - Algum jogador fez a mesma quantidade de pontos?
Avaliação
Professor/a
observe: As crianças já conseguem quantificar os elementos? Aceitam as regras
do jogo? Conseguem fazer comparações? Relacionam quantidade ao numeral
correspondente? As crianças demonstraram interesse pelo jogo e pelas atividades
de registro?
Carolina Lopes Godinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário