sábado, 20 de outubro de 2012

O como passa o tempo


Objetivo

  • Criar a noção de passagem de tempo
  • Estabelecer conceito de anos, meses, dias e horas.
  • Criar o habito de planejamento a curto, médio e longo prazo.

Faixa etária: 4/5 anos

Duração: o ano todo.

Material: Calendário, relógio, cartolina, canetinha, folhas A3, giz de cera, papel craft, maquina fotográfica, filmadora, gravador, Data show e computadores.

Desenvolvimento:

1° momento:

Nos primeiros dias de aula a professora deve tirar uma foto de cada criança de rosta, outra de corpo inteiro e uma da turma. A cada dois meses ela deve repetir as fotos. Uma folha grande de craft deve ser colocada na parede, depois as crianças deve ser medidas, assim como as fotos o processo deve ser repetido a cada dois meses.

2° momento:

No inicio de cada mês a professora deve levar o calendário para a roda. Com ajuda das crianças marcar os finais de semana e feriados em vermelho. Junto com as crianças a professora deve discutir o que vai ser feito durante o mês, depois um calendário linear deve ser colocado embaixo do quandro com este planejamento. A cada dia, durante a roda uma criança diferente deve marcar o dia nos dois calendários. No final de cada mês, as crianças junto com a professora vão discutir o que foi feito e o que não foi feito do panejamento.

3° momento:
A professora deve filmas momentos de brincadeira as crianças.

4° momento:
Todos o mês as crianças devem fazer um desenho digital delas.

5° momento:
No final do ano a professora deve motar uma apresentação, com todo o material feito ao longo do ano. A professora deve estimular que as criança falem o que mudou e o que permaneceu. Enquanto ela falam tudo deve ser gravado.

6 º momento
Um filme com as falas das crianças e todo o material deve ser feito, os pais deve ser convidados para assistir as descobertas dos filho e depois uma copia do material deve ser dado para cada criança levar para casa.


Avaliação
Observa de como as crianças estão participando. 
                                                                     
                                                                                                                                                                 Aline Juliana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário